CONHEÇA OS TRÊS PROBLEMAS QUE MAIS AFETAM DENTES E GENGIVAS E DESCUBRA COMO EVITÁ-LOS
A doença bucal mais prevalente no mundo e no Brasil é a cárie. Ela se inicia quando bactérias que se acumulam na superfície do dente passam a utilizar o açúcar e os carboidratos que consumimos, liberando um ácido que corrói (por meio de desmineralização) as partes duras do dente (esmalte e dentina).
O sinal mais comum é o aparecimento de manchas opacas, que podem passar despercebidas. Com o tempo, pequenos buracos (cavidades) vão aparecendo nestas áreas mais enfraquecidas do dente, que tendem a aumentar com o tempo, caso não seja tratado.
Para prevenir é preciso escovar bem os dentes pelo menos 3 vezes ao dias e usar o fio dental para evitar que as bactérias se acumulem, além de reduzir o consumo de açúcar. O flúor também pode aumentar a resistência dos dentes aos ácidos. Mas se você já tem manchas brancas ou acastanhadas ou, até mesmo cavidade nos dentes, é preciso procurar o dentista para que o tratamento seja feito. O mais importante é entender que quanto mais cedo o diagnóstico é feito, menos consequências você terá.
Em segundo lugar está a gengivite, que é caracterizada por inflamação na gengiva, percebida quando a gengiva está mais avermelhada, inchada ou com sangramento.
A gengivite também é causada pelo acúmulo de bactérias na superfície do dentes, principalmente na área que fica próxima da gengiva.
Boa higiene bucal é a chave para prevenir problemas na gengiva. Quando tratada corretamente pelo dentista, é possível reverter a inflamação e gengiva fica intacta. Mas se o problema não é resolvido, a inflamação pode se agravar e levar a uma doença chamada periodontite.
A periodontite, a terceira doença mais frequente, sempre começa como uma inflamação na gengiva não tratada, que piora e leva a perda de osso ao redor do dente e formação de bolsas na gengiva. Só um dentista consegue diferenciar a gengivite da periodontite leve, por meio de exame e radiografias. Porém, se a periodontite já é grave, o paciente percebe que seus dentes ficam moles, o que faz ele procurar tratamento. Neste caso, o tratamento se torna mais difícil e, devido a gravidade da doença, pode-se perder o dente.
Por isso é tão importante procurar o dentista pelo menos 1 vez ao ano, para que todo problema possa ser identificado e tratado logo no início.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!